FÓRUM 1 – AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM
2 participantes
Página 1 de 1
FÓRUM 1 – AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM
FÓRUM 1 – AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM
Olá, caro professor!
Avaliação da aprendizagem é um assunto instigante e bastante complexo, uma vez que as instituições de ensino na organização do currículo não desenvolvem claramente os critérios pedagógicos que devem ser trabalhados na sala de aula pelos professores de modo a atender as demandas e necessidades dos alunos.
Avaliar implica em dois processos articulados e indissociáveis: diagnosticar e decidir. Sendo assim, não é possível uma decisão sem um diagnóstico, assim como não faz sentido um diagnóstico, sem uma consequente decisão.
Professores, leiam o poema Guardar, de Antônio Cícero abaixo, faça uma análise reflexiva do mesmo e responda as seguintes questões com base na poesia.
Antônio Cícero
Guardar
Guardar uma coisa não é escondê-la ou trancá-la.
Em cofre não se guarda coisa alguma.
Em cofre perde-se a coisa à vista.
Guardar uma coisa é olhá-la, fitá-la, mirá-la por
admirá-la, isto é, iluminá-la ou ser por ela iluminado.
Guardar uma coisa é vigiá-la, isto é, fazer vigília por
ela, isto é, velar por ela, isto é, estar acordado por ela,
isto é, estar por ela ou ser por ela.
Por isso, melhor se guarda o voo de um pássaro
Do que de um pássaro sem voos.
Por isso se escreve, por isso se diz, por isso se publica,
por isso se declara e declama um poema:
Para guardá-lo:
Para que ele, por sua vez, guarde o que guarda:
Guarde o que quer que guarda um poema:
Por isso o lance do poema:
Por guardar-se o que se quer guardar.
• O que se pode entender do poema guardar, e com base nele, é possível fazer uma analogia com os instrumentos e critérios de avaliação?
• O processo avaliativo inclui apenas medir e apontar o quanto se sabe sobre certo tema ou o quanto se sabe fazer uma atividade?
Olá, caro professor!
Avaliação da aprendizagem é um assunto instigante e bastante complexo, uma vez que as instituições de ensino na organização do currículo não desenvolvem claramente os critérios pedagógicos que devem ser trabalhados na sala de aula pelos professores de modo a atender as demandas e necessidades dos alunos.
Avaliar implica em dois processos articulados e indissociáveis: diagnosticar e decidir. Sendo assim, não é possível uma decisão sem um diagnóstico, assim como não faz sentido um diagnóstico, sem uma consequente decisão.
Professores, leiam o poema Guardar, de Antônio Cícero abaixo, faça uma análise reflexiva do mesmo e responda as seguintes questões com base na poesia.
Antônio Cícero
Guardar
Guardar uma coisa não é escondê-la ou trancá-la.
Em cofre não se guarda coisa alguma.
Em cofre perde-se a coisa à vista.
Guardar uma coisa é olhá-la, fitá-la, mirá-la por
admirá-la, isto é, iluminá-la ou ser por ela iluminado.
Guardar uma coisa é vigiá-la, isto é, fazer vigília por
ela, isto é, velar por ela, isto é, estar acordado por ela,
isto é, estar por ela ou ser por ela.
Por isso, melhor se guarda o voo de um pássaro
Do que de um pássaro sem voos.
Por isso se escreve, por isso se diz, por isso se publica,
por isso se declara e declama um poema:
Para guardá-lo:
Para que ele, por sua vez, guarde o que guarda:
Guarde o que quer que guarda um poema:
Por isso o lance do poema:
Por guardar-se o que se quer guardar.
• O que se pode entender do poema guardar, e com base nele, é possível fazer uma analogia com os instrumentos e critérios de avaliação?
• O processo avaliativo inclui apenas medir e apontar o quanto se sabe sobre certo tema ou o quanto se sabe fazer uma atividade?
Re: FÓRUM 1 – AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM
Poema Guardar
O poema guardar traz em seu conteúdo uma noção de construção e elaboração de um trabalho ou projeto, em que se define claramente estratégias e objetivos. Leva-nos a refletir sobre a forma como se dá o processo de ensino e aprendizagem. No início do poema está escrito que guardar uma coisa não é escondê-la ou torná-la em um cofre. Significa dizer que tanto o ensino quanto a aprendizagem, são formulados por processos constantes em que o conhecimento não pode ser jamais estático, mas que deve adequar-se às mudanças e necessidades do indivíduo.
No poema também está escrito que guardar uma coisa é olhá-la, fitá-la, mirá-la por admirá-la e iluminá-la por admirá-la e iluminá-la. Remetendo isso para os instrumentos e critérios de avaliação significa construir um planejamento consoante o grau e o nível de aprendizagem do aluno, em outras palavras enfocar a realidade da aprendizagem em todos os aspectos, algo que na sua maioria das vezes não ocorre na sala de aula.
O processo avaliativo não apenas serve para medir ou apontar o quanto se sabe sobre um tema ou o modo como se elabora uma atividade. Os instrumentos e as estratégias são os meios que devem favorecer o desenvolvimento da aprendizagem do aluno, levando-o a utilização de suas habilidades e competências, tornando-os autônomos quanto a sua consciência crítica e reflexiva. O aluno precisa conhecer a si mesmo para desabrochar suas potencialidades.
Feito por rcsbezerra@outlook.com
O poema guardar traz em seu conteúdo uma noção de construção e elaboração de um trabalho ou projeto, em que se define claramente estratégias e objetivos. Leva-nos a refletir sobre a forma como se dá o processo de ensino e aprendizagem. No início do poema está escrito que guardar uma coisa não é escondê-la ou torná-la em um cofre. Significa dizer que tanto o ensino quanto a aprendizagem, são formulados por processos constantes em que o conhecimento não pode ser jamais estático, mas que deve adequar-se às mudanças e necessidades do indivíduo.
No poema também está escrito que guardar uma coisa é olhá-la, fitá-la, mirá-la por admirá-la e iluminá-la por admirá-la e iluminá-la. Remetendo isso para os instrumentos e critérios de avaliação significa construir um planejamento consoante o grau e o nível de aprendizagem do aluno, em outras palavras enfocar a realidade da aprendizagem em todos os aspectos, algo que na sua maioria das vezes não ocorre na sala de aula.
O processo avaliativo não apenas serve para medir ou apontar o quanto se sabe sobre um tema ou o modo como se elabora uma atividade. Os instrumentos e as estratégias são os meios que devem favorecer o desenvolvimento da aprendizagem do aluno, levando-o a utilização de suas habilidades e competências, tornando-os autônomos quanto a sua consciência crítica e reflexiva. O aluno precisa conhecer a si mesmo para desabrochar suas potencialidades.
Feito por rcsbezerra@outlook.com
l.dbrito- Mensagens : 1
Data de inscrição : 01/03/2017
Página 1 de 1
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos
|
|